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Muitos especialistas na matérias, sobretudo nutricionistas, consideram o pequeno-almoço uma das refeições mais importantes do dia. E, se estão sempre a bater na mesma tecla então deve ter algum fundamento.

 

Infelizmente, muitos de nós quando acordamos não têm esse hábito como prioridade. Ou porque já acordamos atrasados e fazemos tudo a correr, ou porque nos falta o apetite de manhã, ou já estamos com a cabeça no que temos para fazer quando chegarmos ao trabalho, e ainda há a ideia que considero mais absurda, porque “quero emagrecer”.

 

Pois fiquem a saber que tomar um pequeno-almoço completo de manhã é o melhor que pudemos fazer pelo nosso organismo. O nosso corpo tal como qualquer outra máquina não funciona se não lhe dermos o combustível necessário e os alimentos de manhã são o nosso carregador das baterias orgânicas e das células cerebrais.

 

Não vos acontece dizer que “já acordei cansado?” ou acordar mesmo sem energia, de mau humor? Ora aqui têm uma boa maneira de combater essa sensação. Comer e come bem.

 

Se saltarmos esta refeição, o que vai acontecer é que vamos ter muito mais fome durante o dia e vamos procurar consumir alimentos com mais calorias para compensar aquelas que ainda não ingerimos.

 

 

 

 

 

Então e o que pode ser considerado um bom pequeno-almoço?

Alimentos ricos em proteína : leite, iogurte, queijo, fiambre de peru ou de frango, ovo (quanto ao mito do colesterol é melhor pesquisarem, porque realmente diz-se que se pode comer ovos à vontade, claro que não é avontadinha e não vamos começar ai a comer ovos a torto e a direito).

Alimentos ricos em hidratos de carbono: Pão ( quanto mais escuro melhor), flocos de aveia ou cevada.

Alimentos ricos em vitaminas e minerais: 1 ou duas peças de fruta.

Alimentos ricos em gorduras saudáveis: nozes, amêndoas, avelãs e sementes (linhaça, sésamo, chia, abóbora). Se não as quiserem juntar logo no pequeno-almoço são uns bons snacks ao longo do dia.

 

Resumindo:

Benefícios do pequeno-almoço?

- Melhora a concentração e o rendimento cognitivo;

- Combate o cansaço e a fadiga

- Diminui a irritabilidade e as dores de cabeça

- Evita comer em excesso na refeição seguinte e ao longo do dia.

Como combater as desculpas para não o tomar?

- Falta de tempo de manhã? Leva o pequeno-almoço contigo e come pelo caminho ou quando chegares ao sitio para onde vais. Ou melhor, prepara-o no dia anterior.

- Falta de apetite? Começa por ingerir menores quantidades e quando te começares a habituar já podes fazer uma refeição normal.

 

Uns minutos da tua manhã podem fazer grandes diferenças ao longo do dia.  Começa a tua semana com hábitos saudáveis, 

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3 comentários

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Duda a 14.09.2014

eu não saio de casa sem comer... tenho que carregar as baterias..
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Just_Smile a 14.09.2014

Eu posso comer pouco ao pequeno almoço, mas não consigo sair de casa sem comer...
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Wine&Lipstick a 14.09.2014

Eu confesso que tenho de levar muitas vezes o pequeno-almoço na carteira! Mas tenho sempre de o tomar! Mas gosto tanto de dormir, que me levanto sempre no limite =)

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