Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Ontem ficamos a conhecer o Prémio Nobel da Paz de 2014: Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi!

 

peace_prize.jpg

 

Malala Yousafzai, paquistanesa, e Kailash Satyarthi, indiano, são ativistas pelos direitos das crianças e bateram personalidades como Edward Snowden, o Papa e Vladimir Putin.

 

Ao contrário do que sucedeu nos últimos dois anos, em que o Nobel foi atribuído a duas instituições (União Europeia e OPCW - Organisation for the Prohibition of Chemical Weapons), este ano um dos mais prestigiados galardões do mundo é atribuído a duas pessoas, que dão a cara (e a vida) por uma causa.

 

São premiados como Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi que me deixam feliz, pois vejo que ainda existem no mundo pessoas capazes de lutar por causas justas e com força de vontade para mudar um mundo que tantas vezes consideramos perdido.

 

Confesso que fiquei ainda mais feliz pelo prémio ter sido atribuído a uma menina tão jovem: Malala, agora com 17 anos, cedo começou a alertar o mundo para o direito à educação, especialmente, para todas as meninas que vêm a sociedade onde vivem negar-lhes o acesso à escola e ao futuro.

 

Agradeço a todas as pessoas como Malala, que se levantam e fazem ouvir, por nos chamarem à realidade. Para nós a educação (pelo menos a básica) é algo garantido e pela qual não temos de lutar, nem enfrentar toda a sociedade. Malala teve e por se tornar tão audível ao mundo, tentaram silencia-la.

 

Admiro, por isso, não só a causa que defende, mas também a sua coragem e determinação. Era muito bom que todos tivéssemos um pouquinho da sua sabedoria, pois tenho a certeza que o mundo seria um lugar bem melhor!

 

“One child, one teacher, one book and one pen can change the world” 

by Kat

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Aviso

WINE&LIPSTICK, Fashion, Beauty, Travel, Lifestyle, Wine, Lipstick A blog to consume without moderation Todas as imagens publicadas neste blog são pessoais ou foram encontradas via motor de busca. Em caso de violação de direitos de autor, serão retiradas mediante aviso via e-mail.




foto do autor