Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Muito recentemente, a atriz britânica Emma Watson, enquanto embaixadora das Nações Unidas, abriu a campanha mundial intitulada “HeforShe” cujo principal objetivo é alertar os homens para a necessidade de defesa dos direitos das mulheres.

 

Antes de mais os parabéns a esta fantástica mulher, que para além de excelente atriz, dá a cara por causas nobres de forma simples e com uma elegância irrepreensível.

 

Este é um tema sensível e daria lugar a muitas palavras. Contudo, Emma Watson resume em poucos segundos uma ideia, que considero muito importante. É essencial entender a definição de feminismo, porque ainda existe muita gente que pensa que as feministas são mulheres que não gostam de homens, ou que defendem que a mulher tem de estar no topo e ser superior aos homens. Depois temos aqueles ignorantes que acham que todas as feministas são lésbicas, este ponto nem vale a pena comentar. E por fim, há os que pensam que as feministas querem ser homens, querem ter uma aparência masculina e não gostam de coisas de mulheres.

 

Pois bem, não é nada disso, feminismo é uma teoria de igualdade que defende que os homens e mulheres são iguais em direitos, oportunidades e liberdades. É uma teoria elaborada por mulheres conscientes das discriminações que sofrem, apenas por serem mulheres, e que decidiram tomar medidas para mudar essa realidade.

 

Feminismo não é o contrário de machismo, porque este movimento defende a superioridade masculina e as mulheres não querem a superioridade feminina, apenas igualdade.

 

É crucial que se acabem com as desigualdades profissionais, salariais e politicas. É vital que a violência física e psicológica dentro e fora de casa seja combatida, porque muitas têm perdido a vida e tantas mulheres sofrem em silêncio. Temos de acabar com os preconceitos que ainda existem na sociedade no que respeita às mulheres, porque este é um problema generalizado, que ocorre em todas as classes sociais e em vários países, inclusive nos mais desenvolvidos.

 

Tem de ficar claro que a mulher não é um bem, não é uma propriedade, não se adquire, conquista-se e a sua vida só a ela pertence e ninguém deve ter o poder de a tirar.

 

“A luta feminista é, acima de tudo, para que homens e mulheres vivam numa sociedade mais justa e em que todos sejam livres”. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Aviso

WINE&LIPSTICK, Fashion, Beauty, Travel, Lifestyle, Wine, Lipstick A blog to consume without moderation Todas as imagens publicadas neste blog são pessoais ou foram encontradas via motor de busca. Em caso de violação de direitos de autor, serão retiradas mediante aviso via e-mail.




foto do autor