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Não sou nada de dietas, porque comer é um dos melhores prazeres da vida! No entanto, como qualquer menina, não quero ficar fora de forma e não basta dar umas corridas para ter tudo no sitio.

 

Por isso, estou sempre atenta aos benefícios dos alimentos, principalmente aos que são da época (muito bom este termo “da época”, até porque cada vez mais a sazonalidade dos alimentos vai caindo por terra e, por exemplo acabámos por comer morangos o ano todo!).

 

Fiz uma pequena pesquisa para descobrir que alimentos desta estção devemos passar a comer em vez das bolachinhas, dos snacks menos saudáveis ou a incluir nas nossas refeições:

 

Romã

Pode ser muito chata de descascar (há quem goste), mas é um ótimo truque para a perda de peso. Não porque a  energia que se gasta a descascar a romã seja maior do que as calorias que se come, mas porque tem muita fibra! Pode ser um snack saudável e fresco sem o peso na consciência.

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Peras

Tanta pera temos por cá e nem fazemos ideia de como esta fruta é ótima. Tem muita fibra, ajuda a baixar o colesterol, a reter o cálcio e diminuir a sensação de barriga inchada. Tem vários antioxidantes e está até associada à prevenção do cancro.

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Maça

A maça é daquelas frutas que toda a gente sabe que é ótima para tudo e mais alguma coisa e que deveriamos todos comer pelo menos uma por dia para manter o médico longe... No entanto é da época e tem por isso de estar nesta lista. A maça tem menos fibras do que a pera, mas dá uma maior sensação de satisfação o que é um dos pontos chave em qualquer dieta. Se não temos vontade de comer, temos menos propensão para fazer asneiras.

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Abobora

Estamos na época dela (Halloween hihihih), por isso vamos lá incluir a abobora na nossa alimentação. Uma chávena de abobora tem 3 gramas de fibra para menos de 50 calorias. Existem várias receitas, mas também podemos fazer simplesmente uma sopa. A sopinha é uma boa solução para jantar quando já chegamos tarde a casa do trabalho e queremos ir logo para a cama.

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Batata doce

Com muito mais fibras do que a batata normal, a batata doce deixa uma sensação de satisfação maior. Para quem tem problemas com os níveis de açucar no sangue, a batata doce cozida pode ser uma boa dica, pois tem um baixo indice glicémico. O que eu faço é substituir a batata normal pela doce e às vezes misturo as duas.

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Não sou nutricionista, mas como disse acima gosto de ter alguns cuidados com a alimentação (de vez em quando) e por isso o que vos posso dizer é resultado das pesquisas que faço para mim e que tenho todo o gosto em partilhar. Por exemplo, no meu caso, depois de procurar estes alimentos de outono, reparei que preciso de comer mais maças e peras. Como são daquelas frutas tão normais para nós, nem sempre tenho vontade de comprar. Mas vou esforçar-me por incluir na minha dieta e nos meus lanches estas frutinhas.

E vocês? Ficaram com vontade de incluir algum destes alimentos na vossa dieta?

 

by Kat

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